Sobre Mim

Chamo-me José Lopes, sou natural do concelho de Ourém, localizado quase em equidistância às cidades de Porto e Lisboa, mais propriamente da freguesia de Atouguia. Trata-se de uma freguesia eminentemente rural, desenvolvida ao longo das linhas de cumeada que separam as duas cidades deste concelho, Ourém e Fátima. O nome do lugar onde fui criado, Outeiro do Murtal (significa elevação de terreno), traduz isso mesmo.

Sou filho de gente pobre, humilde, muito ligada à terra, à pequena agricultura de complemento à economia familiar. Dei os primeiros passos nessa terra, cresci por entre esses afazeres, em paralelo com a minha vida académica.

Nunca fui um aluno brilhante, aos 13 anos comecei a trabalhar (nas férias escolares), numa oficina de mecânica de motos e alfaias agrícolas. O mais provável nessa altura era ser "serralheiro".

Contrariei o destino, continuei a trabalhar, agora também aos fins-de-semana, durante dois anos numa oficina, enquanto aprendiz de bate-chapas, depois a partir dos 15 anos em restaurantes e cafés. "O Zézinho quer ser doutor" - brincavam quando saí da oficina.

O dinheiro que amealhei serviu para apoiar os meus estudos, para comprar o primeiro carro, uma vez que continuei essa atividade de serviço de mesa até aos meus 26 anos, sempre em part-time.

Mais tarde, concluído o ensino secundário em Fátima, cursei Engenharia do Território em Lisboa, entre 2005 e 2009. Conclui a Licenciatura com média de 14 valores, à qual acrescentaria o mestrado com o mesmo nome, dois anos mais tarde, com 16 valores. Ambos os cursos foram lecionados no Instituto Superior Técnico.

Entre 2007 e 2010, além de estudar, de trabalhar num restaurante em alguns fins-de-semana e férias escolares, fui escolhido para Monitor no Laboratório de Tecnologias de Informação do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura do Instituto Superior Técnico. Foi uma experiência enriquecedora, onde tive o privilégio, de durante o último ano, ter sido eleito como Responsável da Secção de Gestão das 3 salas do Laboratório.

Desde 2010 que me fixei em Ourém, onde entre algumas atividades e associações a que pertenço, tenho tido a oportunidade de exercer profissionalmente na área do planeamento e gestão, vocacionados essencialmente para o Território.

Acredito que a vida é uma superação constante, o encontrar de destinos que ambicionamos, e o lutar para afastar outros que nos são menos agradáveis. Uma palavra nos deve guiar: HUMILDADE!

Presença na Web

 

Contacto

José Manuel Pereira Lopes Atouguia
Ourém - Portugal
+351 918 378 176 jose.manuel.lopes[at]ist.utl.pt