Hobbies

Como qualquer pessoa tenho determinados hobbies que servem essencialmente para me abstrair e refrescar daquilo que é o meu contexto profissional. Gosto de futebol, ver e praticar (mesmo que sem grande jeito), de fazer caminhadas pela natureza, praticar tarefas agrícolas com a minha família, ver um bom filme, uma boa série, ou debate, de escrever e ler.

Gosto muito de ler, temas diversos, essencialmente históricos, políticos, culturais, entre outros.

Não euquanto hobbie, mas enquanto privilégio, sou catequista desde os meus 17 anos, lecionando ao nível do 9º / 10.º ano (preparação do sacramento da Confirmação). Sou ainda leitor regular na missa dominical da paróquia da Atouguia e  Ministro Extraordinário da Comunhão ne mesma paróquia.

Desempenho funções como Professor Voluntário da Universidade Sénior de Ourém, leccionando a dísciplina de Informática (nível intermédio).

Considero-me um cidadão ativo, tendo pertencido à Direção do Núcleo de Estudos dos Alunos de Território e ao Plenário do Conselho Pedagógico do Instituto Superior Técnico. Fui vice-presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Associação Recreativa e Cultural Atouguiense, sendo atualmente Presidente do Conselho Fiscal.

Em tempos fui também voluntario no programa Costwatch do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), onde elaborei cartografia para o relatório anual de 2009, além de ter participado durante alguns meses em várias atividades do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), num programa de investigação sobre a percepção de riscos de erosão costeira.

Envolvi-me em outras atividades que não vale a pena mencionar, foram hobbies, pois não eram a minha atividade principal, que permitiram-me divertir e crescer.

Herdei essa caraterística do meu pai, "estar parado é como estar morto". Toca a mexer!

Ativismo e Participação Cívica

 

 

 

Contacto

José Manuel Pereira Lopes Atouguia
Ourém - Portugal
+351 918 378 176 jose.manuel.lopes[at]ist.utl.pt